Por Nathan Sacchetto Madureira
Faltam cerca de duas semanas e meia para a Segundona Mineira, que equivale à terceira divisão do estadual. Representando a Grande BH, a cidade de Contagem terá dois times na disputa, acompanhados pelo Inter de Minas, de Itaúna.
O Coimbra busca voltar ao Módulo II e conquistar o bicampeonato da divisão, após o time principal entrar “em queda livre”, caindo da elite em 2021 e sendo rebaixado novamente em 2022 para a Terceira Divisão. O Contagem EC busca fazer uma boa campanha como no ano passado e já deixou claro que vai lutar por uma das duas vagas para subir. O Inter não vem tendo bons retrospectos, quer fazer diferente e chegar ao mata-mata.
Com 18 times na disputa, a primeira fase será dividida em três grupos, com jogos de turno e returno. Os dois primeiros de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados entre os grupos, avançam para as quartas de final. O mata-mata será em jogos de ida e volta, e apenas os finalistas garantem o acesso.
Grupos do Campeonato Mineiro 2ª Divisão 2024:
• Grupo A: América de Teófilo Otoni, Boston City, Coimbra, Contagem EC e Social;
• Grupo B: Atlético de Três Corações, Guarani, Villa Real, Inter de Minas, Poços de Caldas e Tupynambás;
• Grupo C: Araguari, Araxá, Essube, Paracatu, Uberaba SC e Nacional de Uberaba.
Jogos da 1ª rodada dos metropolitanos:
• Inter de Minas x Villa Real – 31/08 às 15h no Complexo Esportivo Universidade de Itaúna
• América de Teófilo Otoni x Coimbra – 01/09 às 10h (Local a definir)
O Contagem EC folga na rodada
COMO VEM OS REPRESENTANTES METROPOLITANOS?
Por se tratar de uma competição sub-23, a linha das equipes da região deverá seguir uma filosofia em comum. O trio metropolitano possui focos em suas categorias de base e na formação de atletas, por isso, muitas promessas podem surgir. Até o momento, não há nenhuma lista oficial ou anúncio de reforços divulgados por parte dos clubes.
O Coimbra já definiu seu treinador para a Segundona. No início do mês, Ricardo Resende foi anunciado como o novo comandante da equipe. Com um histórico voltado para o trabalho de base, Resende já atuou no Fluminense, Botafogo e Atlético-MG, foi auxiliar técnico no Cruzeiro e no próprio Botafogo, e era analista-chefe do FC Helsingor, da Dinamarca, antes de assumir o comando da Águia.
O Contagem EC ainda está em busca de um novo treinador no mercado. As informações de bastidores indicam que o clube está em processo de transição para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Mudanças em diversos setores do CEC estão sendo feitas ou em análise. O próprio Coimbra, que já era um clube-empresa, adotou o mesmo modelo de gestão.
O Inter de Minas, por sua vez, também não confirmou seu treinador até o momento.
OUTRAS NOTÍCIAS
O Itabirito FC apresentou oficialmente o elenco feminino, juntamente com o staff e a comissão técnica, para a disputa do Campeonato Mineiro da categoria. No evento, o CEO do clube, Maycon Pereira, destacou a importância e a satisfação com o projeto na instituição. Sob o comando da treinadora Kethleen Azevedo, a equipe buscará uma vaga no Brasileirão Série A3 e, para isso, precisará ter a melhor campanha entre os times do interior.
O Democrata de Sete Lagoas anunciou a venda do atacante Samuel Wagner ao Red Bull Bragantino, onde ele integrará a equipe sub-17 do Massa Bruta. Hoje com 17 anos, Samuel chegou à base do Jacaré em 2021 e teve sua primeira oportunidade no futebol profissional pelo alvirrubro neste ano, durante o Brasileirão Série D, em partida contra a Portuguesa. Na negociação, o clube mineiro manterá uma parte dos direitos econômicos do atleta.
*Foto de capa: Divulgação/FMF
1 thought on “FUTEBOL METROPOLITANO – CONTAGEM REGRESSIVA PARA A SEGUNDONA”