Por: Gabriella Teixeira
Com as constantes mudanças na sociedade a tecnologia vem ganhando mais espaço no cotidiano das pessoas e empresas, onde o direito digital se destaca entre as demais áreas. Devido ao aumento de crimes envolvendo o uso de ferramentas digitais, o pedido por danos morais decorrentes do vazamento de informações de dados no ambiente online e até a violação de direitos autorais com o uso de imagem e conteúdos não autorizados, a demanda por profissionais especializados vem aumento cada vez mais no mundo digital.
A era digital corresponde ao período histórico em que a vida social, as relações de trabalho e boa parte das interações humanas passam a ser determinadas por ‘’algoritmos’ ‘e ‘‘operações digitais’’. A privacidade dos dados tem se tornando uma preocupação central em todo o mundo onde a tecnologia continuará avançando tornando a privacidade dos dados cada vez mais valorizada onde a segurança cibernética desempenhará um papel central na manutenção da integridade e confidencialidade dos dados digitais.
Tendo em vista que a transformação digital é uma realidade, a necessidade e relevância de leis e regulamentação tornam-se urgente, já que a legislação atual muitas vezes não é suficiente para lidar com questões relacionadas à tecnologia. É nesse contexto que o Direito Digital surgiu, como ramo especializado para proteger os direitos das pessoas e empresas na era digital, e garantir a conformidade das leis e regulamentações aplicáveis.
Com a evolução do mundo e o crescente estabelecimento de relações jurídicas pela internet, esse tema se tornou uma necessidade essencial.