REDES SOCIAIS: COMO AUMENTAR A SEGURANÇA DO SEU PERFIL

Direito

Dicas de segurança para o seu perfil nas redes sociais contra golpes e invasões de cibercriminosos:

1. Sempre atualize o sistema operacional dos aparelhos

Todo dispositivo, seja celular, computador ou tablet, tem um sistema operacional. É ele que faz tudo funcionar. O sistema recebe atualizações rotineiras da empresa desenvolvedora.

Não deixe de instalar essas atualizações. Elas vêm com importantes melhorias para a segurança do aparelho. Por exemplo, quando um novo tipo de malware é encontrado no mercado, é normal ter uma nova atualização que protege o dispositivo contra ele.

2. Use senhas fortes e diferentes

Nada de colocar seu nome e ano de nascimento nas senhas. Informações que são fáceis de serem encontradas representam grande risco à segurança dos seus dados. Se você tem dificuldade para decorar senhas muito longas ou diferentes, procure, pelo menos, incluir símbolos no lugar de letras. Por exemplo, ao invés de Claudio1987, use Cl@ud!o1987. 

3. Tenha cuidado ao compartilhar informações

Sabe quando as mães falavam que não era para conversar com estranhos? A regra aqui é a mesma! Não passe dados pessoais ou informações da sua vida para desconhecidos.

Além disso, não coloque e-mail, CPF ou dados do cartão em aplicativos indicados por terceiros. Eles podem ser uma fachada para roubar suas informações.

4. Não faça login em locais públicos

Não conecte seu perfil na rede social em dispositivos que sejam usados por muitas pessoas. Essa é uma das dicas de segurança na internet que as pessoas costumam esquecer, mas é extremamente importante. Isso porque computadores ou wi-fi públicos podem estar infectados e seus dados ficarão expostos. Caso seja essencial que você conecte a sua rede social, não deixe de sair da conta ao terminar o uso.

5. Cuidado ao clicar em links suspeitos

Essa dica se aplica ao uso da internet em geral, mas nas redes sociais se torna ainda mais importante. Não clique em links que você recebeu de pessoas desconhecidas por mensagem. Eles podem te levar a páginas infectadas ou falsas, prontas para copiar ou roubar seus dados.

6. Utilize a função MFA (Autenticação Multifator)

A tecnologia MFA, Autenticação Multifator, adiciona uma camada extra de proteção. Ou seja, ao acessar sua conta na rede social, você coloca a senha e mais uma informação. Pode ser um código enviado por SMS ou um número que aparece em um aplicativo autenticador.

Por: Gabriella Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *