Softwares mais populares para 2024

Gadget Mundo
Imagem ilustrativa das tendências de consumo que impactam o desenvolvimento de software 2024.

Tendências de Consumo que estão impactando o Desenvolvimento de Software 2024

Para as lideranças que, junto aos seus times, criam novas soluções digitais, compreender as tendências emergentes em comportamento do consumidor é essencial. Afinal, para acertar no Desenvolvimento de Software 2024, é preciso apostar em estratégias capazes de garantir o Product-Market-Fit.

Como sabemos, este ano destaca-se por transformações significativas impulsionadas pela Inteligência Artificial (IA) e pela evolução das interfaces digitais, que estão redefinindo as expectativas e experiências dos consumidores. A adoção de IA generativa, exemplificada pelo sucesso explosivo de ferramentas como o ChatGPT, ilustra o potencial dessa tecnologia em personalizar interações, otimizar a experiência do cliente e abrir criar novas oportunidades para o engajamento digital.

Além da IA, destacamos abaixo mais três Tendências de Consumo que impactam o Desenvolvimento de Software 2024. Confira!

#1 Uso da Inteligência Artificial 

→ Uma pesquisa da Euromonitor International revela que 72% dos consumidores já utilizam IA para melhorar suas vidas diárias. Essa tendência sinaliza uma oportunidade para incorporar a tecnologia em produtos digitais que respondam a essa demanda crescente por soluções que simplifiquem tarefas cotidianas e enriqueçam a vida digital.

→ Além disso, 42% dos consumidores se mostram receptivos a assistentes de voz que oferecem recomendações personalizadas, o que evidencia a importância de desenvolver interfaces intuitivas e interativas, abastecidas com Machine Learning (MML).

#2 Mais leveza

→ Em paralelo, há uma clara inclinação para conteúdos que funcionem como escape das pressões diárias, com 29% dos consumidores confortáveis com marcas que personalizam experiências baseadas em emoções. Este dado aponta a necessidade de criar soluções que não apenas atendam às exigências funcionais, mas que também se conectem emocionalmente com os usuários, oferecendo-lhes um refúgio através de experiências leves e divertidas.

Não à toa, produtos digitais que promovem aprendizado por meio de estratégias de gamificação (como o Duolingo) seguem em alta, seguidos por soluções relacionadas ao bem-estar (como o Headspace), o que impacta diretamente o Desenvolvimento de Software em 2024.

#3 Mobile first 

→ Quanto ao tipo de plataforma de consumo, os Apps continuam em alta. Segundo lugar no ranking de países com maior uso diário de smartphones, o Brasil tem o quarto maior mercado mundial de aplicativos, com 10 bilhões de apps baixados apenas em 2022. Nesse mercado, quem não está na vitrine, pode estar perdendo tempo – e dinheiro.

→ Falando em vitrine, o segmento do varejo é um dos que mais se beneficia do formato. De acordo com as projeções da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o faturamento do e-commerce no Brasil em 2023 atingiu 185,7 bilhões. Agora imagine que cerca de 60% desse comércio foi feito via mobile.

Sim, trata-se de mais do que estar em evidência ou cumprir uma cota de presença virtual. O mercado de aplicativos representa uma grande oportunidade para empresas de todas as áreas, tanto de serviços, como de produtos.

#4 Consumo inteligente

→ Segundo o relatório Top Global Consumer Trends 2024 da Euromonitor, existe uma projeção significativa de que 44% dos consumidores planejam reforçar suas economias no decorrer de 2024. Complementando essa perspectiva, a McKinsey revelou que aproximadamente 90% dos consumidores já iniciaram cortes orçamentários em diversas categorias de produtos, com ênfase em vestuário, eletroeletrônicos e itens domésticos.

Diante dessa realidade, surge um comportamento adaptativo: a busca por aprender e aplicar hacks ou estratégias para uma gestão financeira mais eficiente. O objetivo é maximizar do valor adquirido em compras e serviços.

Preparando-se para o futuro

Agora que já conferimos algumas das tendências de consumo de 2024, uma pergunta não quer calar: como surfar essa onda criando novos e encantadores produtos digitais?

A melhor ideia parece ser utilizar o potencial da Inteligência Artificial, junto à Programação No-Code e Linguagens em Ascensão, como Python. Por isso, criamos um eBook exclusivo sobre Desenvolvimento de Software 2024: influências de IA, Cloud e No-Code, em que abordamos a aplicabilidade dessas tendências no dia a dia de times de TI.