FUTEBOL METROPOLITANO – A INCÓGNITA DOS ESTÁDIOS PARA 2025

Atualidades Esportes

O Módulo II do Campeonato Mineiro encerrou recentemente com o acesso e o título do Betim. Agora, o Tricolor se junta à elite do futebol mineiro, junto ao Itabirito FC e ao Villa Nova, como um dos representantes da região, além do trio da capital. O estadual só começa em janeiro de 2025, mas, tanto para os Gladiadores quanto para o Gato do Mato, o foco já está no futuro, e a principal incógnita é a definição de onde irão jogar.

No caso betinense, a Arena Vera Cruz apresenta diversas irregularidades para o Módulo I. Entre os problemas estão: a ausência de uma tribuna de imprensa, dificuldades para receber torcida visitante, acessos inadequados, capacidade insuficiente, entre outros. Segundo a repórter Thalita Machado, do FM OTEMPO, há um plano de reforma do Tricolor para o estádio obter a aprovação da Federação Mineira de Futebol (FMF), mas será necessário correr contra o tempo neste semestre.

Os Gladiadores já possuem um pensamento a longo prazo. Além da iminente transformação em SAF, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli (PL), apresentou o projeto de um estádio moderno com capacidade para 10 mil pessoas, de total responsabilidade do Tricolor. O local será construído em um terreno no bairro Alto das Flores, com investimento privado no valor de R$ 60 milhões e previsão de conclusão entre 18 a 24 meses.

E A CASA DO ITABIRITO!?

O Itabirito FC enfrentou essa dificuldade de jogar fora da sua sede no Mineiro de 2024. Sem estádios adequados na cidade, mandou suas partidas na Arena Independência na primeira fase, e na semifinal do Troféu Inconfidência optou por realizar o duelo de ida no Alçapão do Bonfim, casa do Villa Nova, em Nova Lima. Em 2025, além do Mineiro, o time jogará o Brasileirão Série D, mas com dúvidas se conseguirá jogar toda a temporada em sua própria terra.

No começo do ano, foi anunciada a “Arena Telê Santana”, onde hoje é o Campo do União. O projeto, que conta com uma reforma do local, ocorreu em parceria com o União Sport Club (que desapropriou o terreno), a prefeitura e a SAF do Itabirito. No entanto, as obras ainda não começaram, o que já gerou cobranças de uma das torcidas organizadas do clube. Com o período eleitoral, há o pensamento que será difícil que a nova casa fique pronta a tempo.

SOLUÇÕES ALTERNATIVAS

Caso não haja definição sobre os estádios em suas cidades, Betim e Itabirito terão que procurar outras “casas temporárias” no próximo ano. A ideia inicial, como vem ocorrendo nos últimos tempos com os clubes da região, seria a Arena Independência. Entretanto, a dúvida é se o América aceitaria três times jogando em seu estádio, o que pode ser uma sobrecarga.

O Gato teria o Alçapão como boa opção. A proximidade de Itabirito com Nova Lima e o bom relacionamento dos dirigentes com o poder municipal nova-limense podem facilitar. Dentro desta possibilidade, o Betim seria forte candidato a mandar seus jogos no Horto. A Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, também é um caminho possível para ambos, mas a distância é um fator negativo.

Por: Nathan Sacchetto Madureira

Foto: Divulgação/Betim Futebol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *