ENTENDA A ELEIÇÃO PARA VEREADOR E QUEM SÃO OS FAVORITOS EM CONTAGEM

Atualidades Blog Contagem News Política

Por Maná Soares

Diferentemente da eleição para prefeito, que é majoritária – ou seja, quem recebe a maioria dos votos válidos vence – as vagas dos vereadores são definidas pelo chamado sistema proporcional.

Desta forma, quando você vota em um candidato ao Legislativo, é contabilizado esse voto para o partido ou federação (união de legendas), que deve ter uma quantidade específica de votos para estabelecer quantos vereadores a legenda terá na Câmara. Esse número é chamado quociente eleitoral, e é calculado com a divisão do número de votos válidos (que não incluem os votos brancos e nulos) pelo número de cadeiras no Legislativo. 

De acordo com o TRE-MG, Contagem tem 459.117 eleitores. Se, no próximo domingo, tivermos 400 mil votos válidos, devemos dividir esse número por 25 vagas, que os candidatos disputarão para a Câmara de Contagem. O resultado – 16 mil – é o número de votos que cada partido deve ter para eleger um vereador – sempre, o mais votado de sua chapa. Se a legenda tiver mais de 32 mil, terá dois vereadores, 48 mil elege três, e assim por diante. No entanto, individualmente, para se eleger, o candidato deve ter número de votos, no mínimo, de 10% do quociente eleitoral – no nosso exemplo, 1.600 votos.

Projeções

A reportagem da Contagem Web Rádio conversou com especialistas – dirigentes partidários, jornalistas, assessores parlamentares, vereadores e ex-vereadores – para realizar um levantamento informal sobre os nomes mais cotados para assumir as 25 vagas da Câmara de Contagem em 2025. Sem valor estatístico ou fontes oficiais, foram considerados o quociente eleitoral, a quantidade de votos na última eleição, as chapas formadas e a opinião de especialistas.

É importante lembrar que, hoje, o Legislativo de Contagem tem 21 vereadores e apenas um não tentará a reeleição – o vereador Teteco. Por isso, considerando o aumento do número de vagas, teremos pelo menos cinco parlamentares diferentes na próxima legislatura.

Veja os mais cotados por cada partido:

AVANTE (1 ou 2 vagas)
José Carlos Gomes, Hugo Vilaça, Marlon Neves.

PP (1 vaga)
Vinícius Faria.

PSDB (1 vaga)
Glória da Aposentadoria.

SOLIDARIEDADE (2 vagas)
Arnaldo de Oliveira, Waltair da Farmácia, Alexandre Xexéu, Dênis Fernandes, Dr. Rubens Campos.

REPUBLICANOS (1 vaga)
Daisy Silva.

FEDERAÇÃO PT/PV/PCdoB (4 ou 5 vagas)
Moara Saboia, Adriana Souza, Zé Antônio, Silvinha Dudu, Bruno Barreiro, Renata Lima. 

PL (1 ou 2 vagas)
Mauricinho do Sanduiche, Pedro Luiz, Tia Keyla.

PSOL/REDE (1 ou 2 vagas)
Gegê Marreco, Rodinei, Zé de Souza, Val do Social.

MDB (1 vaga)
Jair Tropical, Carol do Teteco.

PDT (1 ou 2 vagas)
Léo da Academia, Ivayr Soalheiro.

UNIÃO BRASIL (2 ou 3 vagas)
Alex Chiodi, Adilson Lamounier, Alexandre da Feira, Fatinha do Manancial, Dr. Leandro do Libertas.

MOBILIZA (1 ou 2 vagas)
Denilson da JUC, Isabela Filaretti.

PSB (1 vaga)
Daniel do Irineu, Ronaldo Babão, Carlin Moura.

PRD (1 vaga)
Pastor Itamar.

Foto de capa: Divulgação/CMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *