As convenções partidárias são reuniões feitas pelos partidos políticos para discutir ou decidir sobre assuntos como a escolha de candidatos a cargos eletivos, a formação de coligações e a preparação de campanhas eleitorais.
Antecedidas pela pré-campanha – que testa cenários e busca firmar alianças entre diferentes siglas – as convenções são o momento em que são confirmados os nomes que vão aparecer nas urnas em outubro; ou seja, toda a movimentação dos pré-candidatos, que foram indicados como possíveis concorrentes aos cargos, é oficializada de forma democrática com o aval dos filiados ao partido.
Neste ano, como estabelecido pelo Calendário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), partidos e federações podem realizar as convenções partidárias de 20 de julho a 05 de agosto. E o plenário da Câmara de Contagem tem sido o cenário preferido dos partidos para a realização de suas convenções.
A estrutura do Legislativo Municipal já recebeu as reuniões de legendas como o MDB e o União Brasil, entre outras. E, para os próximos dias, estão previstas pelo menos mais sete convenções partidárias. Confira a agenda:
- Dia 24/07 (quarta-feira), às 19h – Solidariedade
- Dia 25/07 (quinta-feira), às 19h – Progressistas
- Dia 27/07 (sábado), às 09h – Mobiliza
- Dia 29/07 (segunda-feira) – PSDB/Cidadania
- Dia 30/07 (terça-feira), às 18h – PSD
- Dia 01/08 (quinta-feira), às 17h – PSB
- Dia 04/08 (domingo), às 09h – Rede/PSOL