Por Leandro Perché
É inegável que o mês de junho foi terrível para o Galo, embora já esperássemos que não seria fácil, diante dos desfalques causados pela Copa América e pelas contusões – e, o que não contávamos, as ausências pelas expulsões em muitos jogos. Já tem até atleticano jogando a toalha do Brasileirão, focando apenas nas copas. Esse, certamente, não é o verdadeiro atleticano! Deve ser o “modinha” que virou consumidor ou público dos jogos, que não canta e ainda reclama de quem está em pé na sua frente no estádio.
No dia 1º de junho, ainda com os selecionáveis, o Galo empatou com o Bahia em casa. Depois disso, foram oito jogos (o último, já com Franco e Vargas), com apenas duas vitórias, dois empates e quatro derrotas – todas, com o alvinegro tomando três ou quatro gols. Péssimo? Sim! Motivo para desistir? Jamais! Lembre-se que, no ano passado, ficamos 10 jogos sem vencer e ainda chegamos a ser candidato ao título no final do Brasileirão.
Com a derrota do Brasil na última semana, volta Arana – e, com ele, a possibilidade de escalar Scarpa na direita. Franco e Vargas já atuaram na última partida e podem encorpar o time, assim como Otávio, que retornou de contusão (esse fez uma falta danada!). Saravia iniciou hoje a transição para a preparação física. E, na próxima quarta-feira (10), será aberta a janela de transferências, e o Galo pode registrar o meia Bernard, e os zagueiros Lyanco (que será apresentado nesta semana) e Alonso (que deve ser anunciado nos próximos dias). Ainda esperamos o volante Fausto Vera e mais um atacante.
Ainda sem os reforços e sem contar com alguns jogadores contundidos, o Galo pode ter, contra o São Paulo, na próxima quinta-feira (11), às 21h30, na Arena MRV: Matheus Mendes; Fuchs, Battaglia, Rômulo (Saravia); Otávio, Franco, Arana, Scarpa; Vargas, Paulinho e Hulk. Não que seja o time do Milito – que tem dado chances para Cadu e Paulo Vitor – mas é o que eu gostaria.
E quando tivermos os reforços? Será que podemos sonhar?
Ainda temos o Fuchs, que poderia entrar no lugar de qualquer um dos três defensores; o Franco, que tem jogado muito e pode ser titular na vaga do Zaracho; o Otávio também é um que briga pela titularidade, assim como Fausto Vera, se o Galo entrar em acordo com o Corinthians. Quando se recuperar, Alisson pode ser opção de velocidade. Será que o Battaglia vai seguir sendo zagueiro? Muitas perguntas, muitas alternativas e ânimo renovado!
Para terminar, vou só colocar a outra opção de time sem os que estão na ilustração acima. Matheus Mendes; Fuchs, Rabello (Lemos), Rômulo (Mariano); Otávio, Franco, Igor Gomes (Paulo Vitor), Rubens e Alisson (Palacios); Vargas e Cadu. Com mais um ou dois atacantes, fica fino!
Ou seja, temos razões para acreditar! Eu acredito! Um abraço e viva o Galo!