CRUZEIRO NA BRIGA POR LIBERTADORES

Atualidades Blog Esportes

Por Diego Zanini

O Cruzeiro vem conseguindo fazer uma grande campanha no Campeonato Brasileiro, e muitos dos torcedores já sonham com uma vaga na Libertadores 2025. A última vez que a equipe celeste disputou a competição foi em 2019, no ano do temido rebaixamento.

No final do turno do ano passado – tirando o Botafogo, que fez um primeiro turno bem acima da média – as equipes que estavam entre os seis primeiros tinham uma faixa de 32 a 37 pontos.

*Classificação na 20ª Rodada do Brasileirão 2023

Todas essas equipes conseguiram a vaga para o torneio continental ao final do Brasileirão. O Flamengo, que foi o quarto colocado, conseguindo vaga na fase de grupos, fez 66 pontos. O Bragantino, com 62 pontos, foi para pré-Libertadores, ou repescagem da competição.

*Classificação final do Brasileirão 2023

No primeiro turno deste ano, a equipe celeste conseguiu 35 pontos, e está sim dentro dessa faixa de pontuação necessária, por uma vaga na Libertadores 2025. Pode-se dizer que mais uns 30 a 35 pontos neste segundo turno nos coloca no torneio continental no próximo ano.

Mas temos que manter essa campanha e não podemos deixar a nossa média de pontuação cair. Não tem nada garantido, e necessitamos muito fazer um segundo turno igual o primeiro, ou até um pouco melhor se possível.

Ano passado, por exemplo, faltou muito pouco para o Botafogo ficar sem a vaga, e eles foram para pré-Libertadores. A equipe carioca, que liderou com folga o turno, acabou fazendo um returno de time rebaixado, quase deixando escapar a vaga no maior torneio de clubes do continente.

Campanha em casa

Será essencial para o Cruzeiro manter a campanha que vem fazendo em casa, pois, no segundo turno, teremos muitos confrontos diretos com nosso mando de campo. Das equipes que estão nas 10 primeiras colocações, temos ainda oito jogos diretos, sendo seis deles com mando do Cruzeiro.

Cinco dessas partidas serão no Mineirão e ainda há a possibilidade de o sexto jogo vir para o Gigante da Pampulha, se Pedrinho BH conseguir reverter a venda que Ronaldo fez da partida contra o São Paulo, marcada para Brasília.

Dentre as equipes que estão no G7, só conseguimos ganhar os dois jogos contra o Botafogo e tivemos o empate contra o Fortaleza. Acabamos sendo derrotados para Bahia, Flamengo, Palmeiras e São Paulo.

Mas todos os jogos contra essas equipes no primeiro turno foram fora de casa, e agora vamos jogar contra elas no Mineirão. Se conseguirmos mudar o jogo contra o São Paulo, serão quatro desses cinco jogos no Gigante da Pampulha.

*Classificação do Brasileirão 2024

Jogo contra o Fortaleza

O primeiro desses confrontos diretos será contra o Fortaleza na próxima segunda feira (05/08), em Cariacica, no Espírito do Santo. Era para ser um jogo de Mineirão cheio, com quase 60 mil vozes apoiando e empurrando os jogadores celestes. Mas, infelizmente, Pedrinho não conseguiu trazer essa partida de volta para Belo Horizonte.

Para esse jogo, a equipe celeste tem muitos jogadores pendurados, e que podem vir a ser desfalques para o clássico contra o Atlético. Entre eles, estão João Marcelo, Lucas Romero e Matheus Pereira, que são três peças muito importantes para que a equipe funcione. Infelizmente, se esses jogadores, levarem o cartão amarelo, serão destaques no clássico.

Mesmo com o jogo fora do estado, tenho certeza que muitos torcedores irão apoiar o Cruzeiro, devido à boa quantidade cruzeirenses no Espírito Santo. Se o jogo fosse no final de semana, teria um número de torcedores muito maior, pois existem algumas regiões mineiras que fazem divisa com o estado capixaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *