O 68º Grupo Escoteiro Rui Barbosa, com apoio do Distrito Escoteiro Metropolitano-MG, realizará no próximo domingo (22/09), das 08h às 17h30, na Escola Estadual Helena Guerra, em Contagem, o 18º CamPioneirias – Campeonato Escoteiro de Construção de Pioneirias. A entrada é franca e aberta ao público.
A atividade vai reunir cerca de 400 escoteiros e escoteiras com idade entre 11 e 20 anos, de diversos grupos escoteiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Eles utilizarão técnicas escoteiras, especialmente de nós e amarras, para montar a melhor pioneiria, estrutura feita utilizando corda e bambu. Mesas, camas, torres, portais, barracas suspensas, catapultas, oratórios, gangorras, pontes, carroças e outras pioneirias são construídas nesta atividade. O campeonato é um exercício de criatividade, paciência, trabalho em equipe, além de noções de arquitetura, dimensão espacial, projeto e engenharia.
O coordenador da atividade, Rivalino Pereira, ressalta que o uso consciente de cordas reutilizáveis faz com que os jovens despertem o interesse em serem mais sustentáveis e compreensíveis com o meio ambiente.
Essa atividade, que já virou tradição no Distrito Escoteiro Metropolitano, vem reforçar o método escoteiro de “aprender fazendo”, além de contribuir para que o jovem assuma o seu próprio crescimento, trabalhando as seis áreas de desenvolvimento dos jovens no Escotismo, de acordo com o Propósito do Movimento Escoteiro.
Muito interessante a reportagem! Meu filho já participou do Escotismo e foi um ótimo momento da vida dele. Ajudou muito na formação do seu carater.